Livro: Oportunidades Disfarçadas – Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades.
Autor: Carlos Domingos
Editora: Sextante
Ano: 2009
Páginas: 303
Hoje muito se fala em crise, concorrência desleal, governo com impostos abusivos, enfim, são diversos fatores que contribuem realmente para uma situação difícil para as empresas.
Este livro reúne vários casos de empresas que encontraram na dificuldade oportunidades, inclusive o subtítulo do livro é:
“Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades”.
São mais de 200 histórias incríveis que são contadas neste livro.
Eu separei 2 que vou contar para você aqui neste post, mas primeiro eu vou falar como eu encontrei este livro.
Eu estava navegando na seção de livros do Submarino e eu vi este livro com o limão na capa e me chamou muito a atenção.
Eu dei uma olhada nos comentários deste livro e todos os comentários eram 5 estrelas, todos positivos.
Um comentário falava assim: “Melhor livro que já vi na vida“, “Excepcional“, entre outros comentários, e como o preço estava interessante, paguei aproximadamente R$ 20,00 eu resolvi comprar.
Em aproximadamente 7 dias eu recebi o livro em minha casa.
Comecei a ler o livro, é uma leitura muito fácil e direta e eu adorei o livro, é um dos melhores livros que li até hoje.
Uma das histórias que gostaria de compartilhar que está no livro é sobre uma empresa que produzia pasta de dente e precisava aumentar o faturamento da empresa.
1ª História – Oportunidades disfarçadas em pasta de dente
O diretor convocou uma reunião com a agência de publicidade e compartilhou a necessidade.
Uma das sugestões da agência era de aumentar o tamanho do tubo da pasta de dente, consequentemente, o uso da pasta seria maior e as vendas aumentariam.
E a sugestão foi aceita pelo diretor, e se analisarmos, realmente o tamanho do buraco no tubo não precisaria ter esse tamanho.
E assim a venda de pasta de dente aumentou.
A segunda história do livro que gostaria de compartilhar é incrível.
2ª História – Oportunidades disfarçadas com o faxineiro
Uma empresa, na década de 60 se não me engano, precisava reduzir custos.
Assim o diretor convocou uma reunião e disse ao pessoal a situação da empresa e que a mesma precisava reduzir custos.
Durante a reunião, o diretor pediu sugestões a todos os colaboradores, para que eles sugerissem ideias sobre o que poderia ser feito em conjunto para a redução de custos.
Alguns gerentes e altos cargos sugeriram reduzir o quadro de funcionários, assim reduzindo a folha de pagamento.
Outros gerentes sugeriram algo parecido, para diminuir o consumo de energia elétrica, entre outras sugestões genéricas.
O diretor não gostou e disse que não estava satisfeito com essas sugestões, que se fosse pra tomar medidas genéricas como essas ele não estaria pedindo opinião.
Foi aí que um faxineiro ergueu a mão querendo dar sua sugestão.
A sugestão do faxineiro
A sugestão do faxineiro era de que o produto poderia ser vendido sem a embalagem.
Quando os outros colaboradores ouviram essa sugestão, ficaram aborrecidos. Onde já se viu, vendermos nossos produtos sem embalagem?
Os grandes gerentes ficaram indignados também.
Mas o diretor deu ouvidos ao faxineiro e fizeram um teste e colocaram em prática a sugestão do faxineiro.
Algum tempo depois, a sugestão do faxineiro foi colocada em prática e o produto começou a ser vendido sem embalagem.
O produto que começou a ser vendido sem embalagem que é comercializado assim até hoje é o pneu. Não é incrível?
Você imaginaria que o pneu alguns anos atrás era vendido dentro de uma caixa, dentro de uma embalagem?
Depois disso as informações do produto começaram a ser estampadas diretamente na borracha.
Ou seja, a empresa conseguiu reduzir custos com uma ideia simples.
Esse livro é incrível, são mais de 200 histórias reais de empresas que encontraram oportunidades em tempos de crise.
Você também vai encontrar como surgiu a rede de lojas Casas Bahia, como surgiu a marca Lacoste (do jacarezinho) entre diversas outras histórias.
Ah, mais uma coisa, no final do livro tem uma surpresa:
10 maneiras de identificar uma oportunidade disfarçada
Com exemplos totalmente práticos e simples, o autor Carlos Domingos, faz uma lista com 10 tópicos para que você possa praticar e encontrar oportunidades disfarçadas.
São maneiras muito simples e que quando você ler, vai entender que encontrar oportunidades disfarçadas não é algo tão complexo como parece.
Muitas empresas deixam de pensar em “oportunidades” pois estão ligadas no piloto automático, algo que você deve evitar ao máximo.
Essas 10 maneiras para encontrar oportunidades disfarçadas estão escritas na minha agenda. Praticamente todo dia eu as leio e busco fazer algo que possa me diferenciar dos outros.
Bom, é isso!
Espero que tenha gostado desse resumo, se você já leu o livro ou quer ler, deixe um comentário aqui no post, será muito legal ouvir você.
Um abraço e até a próxima.
🙂