Livro: O Poder dos Modelos Replicáveis – A construção de negócios duradouros em um mundo em constante transformação
Autor: Chris Zook | James Allen
Editora: Campus
Ano: 2012
Páginas: 241
O livro o Poder dos Modelos Replicáveis é uma obra onde os autores advertem que a complexidade é o assassino silencioso do crescimento lucrativo.
A grande maioria das empresas bem-sucedidas, seja em qual for o segmento, são duradouras por preservarem a simplicidade em seu núcleo.
Algo que acontece com muita frequência são as empresas não desviarem do seu modelo de negócios e também não se renovarem.
O que faz uma empresa ter sucesso é construir um “modelo de negócios replicável”, que produzirá melhorias continuas e permitirá adaptar a empresa rapidamente a mudanças.
Resumo do Livro O Poder dos Modelos Replicáveis – Chris Zook e James Allen
O Poder dos Modelos Replicáveis é um livro que trás informações extremamente úteis para empresas que buscam crescer de forma sustentável e independente do momento econômico, consigam superar obstáculos que possam surgir.
São abordados temas sobre como as empresas crescem (de acordo com estudos realizados em centenas de empresas).
O livro é dividido em apenas 6 capítulos, onde os autores explicam o que é o modelo replicável de negócios, seus princípios e como triunfar com um modelo replicável.
1- O Modelo Replicável
Segundo os autores, o sucesso de uma empresa não tem a ver com a escolha do mercado, mas, sim, com o projeto estrutural de uma empresa e como ela se adapta continuamente as mudanças de mercado.
Neste capítulo são citados vários exemplos e lições das empresas com histórias de sucesso duradouras, como é o caso da Ikea, Faber-Castel, Nike, Amazon, Google entre diversas outras marcas.
Existem alguns princípios que uma empresa deve seguir para conseguir ter um modelo de negócio replicável, que são:
- Core forte e bem diferenciado
- Regras não negociáveis claras
- Sistemas de aprendizado em loop fechado
Saber o que os modelos replicáveis não são, também é de extrema importância para identificar se sua empresa está no caminho certo ou não.
Nesta primeira parte do livro, são abordados temas para que você não tenha dúvida sobre o que é ou não é um modelo replicável.
2- Princípio 1: Core bem diferenciado
No capítulo 2, é explicada a fundo a importância de ter um Core Business bem diferenciado. Continuam sendo trazidos diversos exemplos de grandes marcas que possuem esse tipo de diferenciação.
E como sua empresa pode se diferenciar de seus concorrentes? De acordo com Chris Zook e James Allen, existem três maneiras:
- Superioridade da economia de custos
- Singularidade dos atributos dos produtos
- Controle de posição relevante em um sistema econômico maior.
3- Princípio 2: Regras não negociáveis claras
“Regras não negociáveis” é uma expressão utilizada para descrever uma ideia muito rica.
A ideia é traduzir os pontos mais importantes da estratégia em afirmações prescritivas que pessoas em toda a organização possa entender, expressar e aplicar para tomar as decisões.
E o que caracteriza as boas regras não negociáveis? Segundo os autores, as melhores regras não negociáveis são as duras e objetivas ao invés de brandas e vagas.
Nesta etapa também são citadas algumas ideias que você pode utilizar como ponto de partida para criar suas regras não negociáveis.
4- Princípio 3: Aprendizagem em loop fechado
Neste capítulo é explicado como o aumento da eficácia dos processos de aprendizagem confere vantagem competitiva.
Também é descrito os sistemas que as empresas utilizam e que fazem as empresas se adaptarem com mais rapidez.
A essência e o poder da Aprendizagem em Loop Fechado é a capacidade de gerenciar melhor os riscos da adaptação em vez de apenas estimular a tomada de mais riscos.
5- Liderança: Liberdade ou estrutura?
Entender os comportamentos de liderança é fundamental e podem ajudar o CEO, o diretor da empresa e as equipes de gestão a sustentar e adaptar os Modelos Replicáveis de suas empresas, combatendo as forças naturais da desordem.
O fato é que nenhuma solução isolada funciona em todas as empresas. Agora, os líderes das empresas onde existem modelos replicáveis, fizeram diversas coisas e de maneira consistente para equilibrar as tensões entre a liberdade e estrutura.
Existem três princípios estruturais que definem um modelo replicável bem estruturado. Os três princípios são citados e exemplificados nesta parte do livro.
6- O triunfo da simplicidade
Na maioria das vezes, quando empresas começam a atingir o sucesso, seus líderes, CEOS e diretores começam a se afastar da “linha de frente”, que são os cliente e até mesmo os colaboradores.
É claro que o crescimento aumenta muito o fluxo de trabalho, principalmente para os cargos citados acima, mas é onde mora o grande perigo dos modelos replicáveis.
Para que sua empresa esteja constante e ativa utilizando os modelos replicáveis, a simplicidade é de extrema importância.
Tarefas e processos complexos custam caro e são citados diversos exemplos disto nesta etapa do livro.
A complexidade confunde a organização e pode fazer com que a empresa comece a tratar o cliente de forma não desejada.
A última etapa para que você consiga aplicar um modelo replicável na sua empresa é o triunfo da simplicidade.
Espero que tenha gostado deste resumo do livro O Poder dos Modelos Replicáveis dos autores Chris Zook e James Allen.
É uma ótima leitura para você profissional que busca a construção de negócios duradouros em um mundo em constante transformação.
Veja o livro na loja da Amazon.
Veja abaixo o review do Livro O Poder dos Modelos Replicáveis – Chris Zook e James Allen.