Livro: Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.
Autor: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan
Editora: Elsevier
Ano: Edição 9 (27 de abril de 2010)
Páginas: 240
Philip Kotler é um dos maiores nomes de Marketing na atualidade. No livro Marketing 3.0, você entenderá como o marketing funciona com os novos comportamentos do consumidor.
O livro mostra como o marketing pode ser aplicado de forma eficaz na vida das pessoas. Se você é da área de marketing ou vendas, é um livro obrigatório na sua bagagem.
Também são citados diversos exemplos de empresas que fazem o uso de estratégias do Marketing 3.0.
A diferenciação é um assunto bem abordado no livro. Como uma empresa pode se diferenciar de seus concorrentes? O Branding vem tento cada vez mais importância nos dias atuais, seja entre as pequenas, médias e grandes empresas.
O que faz com que um consumidor escolha o produto da empresa X ou Y? Será que é só o valor do produto?
Se você está pensando em comprar o livro para pegar uma receita de bolo, aplicar na sua empresa e gerar lucros imediatos esqueça.
Não só o livro, mas o tema marketing é complexo e necessário que se estude com cautela e paciência. Entendendo os conceitos é hora de colocar em prática. Em longo prazo é o que pode fazer a diferença na sua empresa.
Continue lendo este artigo para ver um breve resumo do livro Marketing 3.0 do autor Philip Kotler.
Resumo do Livro Marketing 3.0
O Marketing se adapta conforme a cultura das pessoas. Não pense que os profissionais de marketing lançam tendências ou criam propagandas que induzem os consumidores.
Na verdade, os profissionais de Marketing, estudam minunciosamente o público alvo com o intuito de entender e achar tipos de comunicações que irão surtir efeito neste público.
Só assim os profissionais desenvolvem estratégias de comunicação que podem atrair e convencer o consumidor sobre determinado produto ou serviço.
O Marketing 1.0 surgiu no período da revolução industrial, passando pela área da informação do consumidor que chamamos de Marketing 2.0 até chegar no Marketing 3.0, que ensina os estudos e fundamentos voltados para o lado de entender o consumidor.
Basicamente o autor diz que “o cliente é quem manda”. Com a chegada dos smartphones, redes sociais e diversas outras tecnologias, o cliente ganha voz mais do que em qualquer momento na história.
O consumidor dentro de uma loja pode pesquisar preços em qualquer outra loja do país, pode pedir sugestões de outras pessoas que compraram o mesmo produto que ele procura, entre diversas outras situações.
Se as empresas e marcas não se adaptarem a isso, em pouco tempo é muito provável que estejam fadadas ao fracasso.
Os clientes estão cada vez mais instruídos e com necessidades além das básicas, o que faz com que os produtos necessitem atender cada vez mais o cliente.
Para saber mais como suprir todas essas necessidades, recomendo muito a leitura desta obra incrível do autor Philip Kotler.
Aqui no site já publicamos o resumo de outra obra do autor, o livro Marketing de A a Z. Outra obra incrível que caso você não tenha conhecimento nenhum em marketing, indicaria que você começasse por ele.
Estrutura do livro Marketing 3.0
Parte I – Tendências
Capítulo 1 – Bem vindo ao Marketing 3.0
Capítulo 2 – Futuro modelo para o Marketing 3.0
Parte II – Estratégia
Capítulo 3 – O marketing da missão junto aos consumidores
Capítulo 4 – Marketing dos valores junto aos empregados
Capítulo 5 – Marketing dos valores junto aos parceiros do canal
Capítulo 6 – Marketing da visão junto aos acionistas
Parte III – Aplicação
Capítulo 7 – Propiciando a transformação sociocultural
Capítulo 8 – Criando empreendedores para o mercado emergente
Capítulo 9 – Em busca da sustentabilidade ambiental
Capítulo 10 – Resumo
Se inspire um pouco sobre o mercado, comportamento do consumidor e sobe seus negócios. Recomendo que veja algumas das melhores frases de Philip Kotler.
Para estar um passo à frente de seus concorrentes e para conseguir acompanhar a evolução dos consumidores, é necessário estar antenado em muitas variáveis.
Através do livro Marketing 3.0, você começará a ter uma nova visão sobre o funcionamento do novo comportamento do consumidor, assim poderá fazer uma autoanálise do seu negócio e ver como está se comportando perante o consumidor.
Espero que tenham gostado deste breve resumo do livro Marketing 3.0, do autor Philip Kotler.
Veja este livro na loja da Amazon.
Abaixo você encontra o review do livro Marketing 3.0.