Você que está iniciando seus estudos na área digital e está procurando quais são os melhores livros da área e não sabe por onde começar, fique tranquilo. Nós dos Livros de Marketing separamos os melhores livros de Marketing Digital para você que está começando.
O Marketing Digital vem ganhando uma repercussão muito grande nos últimos anos. Muitas empresas estão utilizando estratégias digitais para atrair clientes, aumentar as vendas e diversificar a forma de divulgação.
O fato é que o Marketing Digital vem trazendo muito resultado e vem sendo muito bem visto pelas empresas e por diversos empresários.
Se você está procurando informações relacionadas a este universo, confira a seleção de 11 livros fundamentais para que você entenda tudo sobre Marketing Digital.
8Ps do Marketing Digital – Conrado Adolpho
O livro 8Ps do Marketing Digital, já fizemos o resumo dele aqui e este é o primeiro dos livros de Marketing Digital que você deve ler.
Do autor Conrado Adolpho, o livro 8Ps do Marketing Digital é a versão atualizada do livro Google Marketing, também uma excelente obra.
Neste livro você terá uma base COMPLETA sobre tudo o que você precisa saber para conversar no mesmo nível com qualquer profissional de marketing digital.
É um livro bem denso com mais de 900 páginas, mas é uma obra essencial para você ler inteiramente e ter na sua estante para futuras consultas.
A Cauda Longa – Chris Anderson
Como o próprio subtítulo do livro diz, “Do mercado de massa para o mercado de nicho”, este livro fará com que você entenda que dependendo da sua estratégia, mesmo tendo bilhões de usuários na internet, você não precisa e não deve atingir a todos.
O conceito da Cauda Longa resumidamente diz que cada vez mais irão ficar raros os hits, sejam produtos, roupas, músicas, filmes, e cada vez mais os produtos de nicho ganharão espaço.
É importante que quando você começar a estudar e entender sobre Marketing Digital, fique bem claro esse conceito da Cauda Longa, que pode fazer com que você conquiste muito mais rapidamente o sucesso no seu projeto.
Este também é um livro de marketing digital essencial para que você se dê bem na área.
Free – O futuro dos preços – Chris Anderson
Sim, dois dos mais importantes livros sobre Marketing Digital aqui desta lista são do autor Chris Anderson. Free – O futuro dos preços é um conteúdo complementar ao livro A Cauda Longa.
Segundo o autor, existe toda uma economia, um modelo de negócios que gira em torno do grátis. Entender esta economia e poder usá-la a favor da sua empresa pode ser o “pulo do gato” para você dominar o seu mercado.
São citados exemplos incríveis neste livro, como é o caso da Gillete, que em seu primeiro ano vendeu um total de 51 aparelhos de barbear e 168 lâminas.
Após o “fracasso” a Gillete passou a distribuir gratuitamente seus aparelhos de barbear e começou a ganhar muito dinheiro vendendo as lâminas.
Enfim, é uma obra que você precisa ler para começar a enxergar o mercado de outra forma.
Administração de Marketing – Kotler e Keller
Muitas pessoas diferenciam totalmente o Marketing Tradicional do Marketing Digital. Mas diria que no Marketing Digital, são utilizadas as mesmas estratégias de Marketing Tradicional, mas no ambiente digital.
Ou seja, para você ser um excelente profissional no digital, você precisa entender a essência do Marketing, entender a teoria.
Conhecer as estratégias de marketing, coleta de informações, pesquisa, clientes, análise de mercados, brand equity, posicionamento, estratégia de produto, gerenciamento de serviços, logística, é fundamental para que você consiga aplicar este conhecimento no ambiente digital.
Neste livro, Administração de Marketing você verá exatamente tudo sobre o tema. É praticamente um atlas sobre o assunto.
Por se tratar de um livro caro, recomento que o procure em uma biblioteca ou então leia o resumo do livro.
A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom
Seguindo na mesma opinião do livro anterior, entender o que se passa na mente do consumidor é fundamental para qualquer profissional. Seja um profissional que trabalha com redação de conteúdos, gestão de redes sociais, criação de landing pages, entre outras coisas.
Entender um pouco sobre neuromarketing lhe dará uma vantagem muito grande contra outros profissionais.
A Lógica do Consumo é um dos melhores livros já escritos sobre o tema. São citadas diversas pesquisas realizadas pelo autor, onde você ficará impressionado e verá a importância de entender a mente do consumidor para começar a trabalhar no ambiente online.
Inbound Marketing – Seja encontrado usando o Google a Mídia Social e os Blogs – Brian Halligan, Dharmesh Shah
Inbound Marketing é uma estratégia relativamente nova que muitas empresas atualmente estão utilizando.
Baseia-se em você, sua empresa ou qualquer profissional, utilizar conteúdos extremamente segmentados e interessantes para atrair possíveis consumidores.
É uma comunicação não intrusiva, basicamente o consumidor lhe encontra e através desta captação da atenção é criado um relacionamento da marca com o consumidor, onde posteriormente este consumidor é segmentado e se oferece um produto que mais se encaixa no que ele está disposto a comprar.
Acho complexo? É uma metodologia extremamente simples e que qualquer um consegue aplicar. Este livro sobre Inbound Marketing é um ótimo começo para que você aprenda os princípios básicos do Inbound.
A arte de SEO – Enge, Spencer & Fishkin
Acredito que você já ouviu falar em SEO – Search Engine Optimization. São basicamente trabalhos que são realizados em seu site, seu conteúdo, seus vídeos, e fazem com que eles sejam bem vistos pelos buscadores, assim exibindo seus resultados nas primeiras posições.
Consequentemente, se você está bem posicionado, receberá mais visitas e provavelmente fechará mais negócios.
Na teoria é bem fácil, mas na prática é um pouco mais complexo mas é incrivelmente interessante.
O livro A Arte de SEO é um livro sensacional. Basicamente 70% de tudo que você precisa saber de SEO estão escritos neste livro. Também se trata de um livro um pouco caro e raro. Você pode ler o resumo aqui.
Guia definitivo do Email Marketing
Uma das mídias que possuem o maior ROI (Retorno Sobre Investimento) é o Email Marketing. Mas não vá pensando que são aquelas malas diretas que as empresas enviam para seu banco de dados totalmente desatualizado.
Quando falamos em Email Marketing são campanhas, ações, estratégia em formato de mala direta digital com o intuito de vender, divulgar, fixar marca e diversos outros objetivos.
Neste livro sobre Email Marketing, você se surpreenderá com os números do Email Marketing e nas diversas técnicas ensinadas pelos autores. É um dos melhores livros sobre o tema que estão disponíveis no mercado.
Não me faça pensar – Steve Krug
Aqui já abordamos livros sobre marketing, estratégias de marketing, otimização de sites, economia, comportamento do consumidor e outros assuntos.
Mas do que adianta você entender tudo sobre marketing, otimização e comportamento do consumidor se seu site é ruim de navegar ou então difícil de encontrar as informações, por exemplo?
O Livro Não Me Faça Pensar trata sobre um assunto pouco falado no mercado digital. Usabilidade!
Entender sobre usabilidade fará com que você não desperdice tão facilmente um visitante que acesse seu site. Entender o que é importante para ele, fará com que você exiba o que realmente ele está procurando.
É um livro sensacional e que merece estar aqui na lista dos Melhores livros de Marketing Digital.
Otimização da Página de Entrada
Complementando o livro anterior, o livro Otimização da Página de Entrada fará com que você entenda com maior precisão como você pode converter o usuário à partir da página com que ele encontrou sua empresa ou seu produto.
Muitas vezes otimizamos nosso site institucional ou ecommerce para que o usuário chegue até a página do produto, mas não conseguimos fazer com que o usuário compre o produto. Por quê?
Isso é o que você vai entender no livro Otimização da Página de Entrada.
É ideal para você profissional que já tem algum conhecimento e já tem alguns projetos de Marketing Digital em andamento. Fará com que você melhore sua percepção e visão do negócio digital como um todo.
Otimização de Conversão
O livro Otimização de Conversão faz uma dupla de sucesso com o livro anterior. Otimizar a página de entrada é fundamental assim como otimizar sua conversão.
Quando falamos em conversão é entender todas as oportunidades que seu site gera e fazer com que ele converta o máximo possível, seja em vendas, cadastros, downloads, ou outras formas de conversão.
É ideal para profissionais que possuem produtos digitais, e-commerce, site de downloads e diversos outros nichos.
Esta é uma lista com diversos livros de Marketing Digital para que você que busca começar estudar sobre o assunto e também que queira refinar seus conhecimentos e habilidades.
Você já tem algum dos livros acima? Gostaria de recomendar algum para esta lista? Deixe seu comentário.