Livro: Marketing de A a Z – 80 conceitos que todo profissional precisa saber.
Autor: Philip Kotler e Milton Kotler
Editora: Elsevier
Ano: 2003
Páginas: 251
Você que está começando a estudar sobre Marketing o livro Marketing de A a Z é uma ótima opção para você!
Uma das frases mais marcantes que já li sobre Philip Kotler está neste livro. “O Marketing não é uma arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido.”
A tarefa de vender um produto começa apenas quando você já possui um produto. Já o Marketing não, começa bem antes mesmo de desenvolver o produto.
Marketing é a lição de casa que sua empresa precisa necessariamente fazer antes de produzir, precificar, lançar e diversas outras coisas no seu produto.
Continue lendo para saber mais sobre o livro Marketing de A a Z do autor Philip Kotler e Milton Kotler.
Resumo do Livro Marketing de A a Z – Philip Kotler e Milton Kotler
Se você já trabalha na área de Marketing ou então está procurando um livro com conceitos básicos e fundamentais sobre o tema, é muito importante você conhecer este livro.
O livro não é dividido por capítulos ou seções, mas sim por ordem alfabética.
Durante todo o livro, o autor cita os principais conceitos de Marketing que profissionais precisam dominar para conseguir realizar um trabalho efetivo na área de Marketing.
São 251 páginas de muito conteúdo e explicações sobre os mais diversos conceitos sobre esta área.
Marketing de A a Z é um bom livro?
Em nosso ponto de vista o livro Marketing de A a Z é um livro do ano de 2003 e continua sendo um livro importante para profissionais e estudantes de marketing.
Conceitos como Comunicação e Promoção, Concorrentes, Criatividade, Diferenciação, Distribuição e Canais, Estratégia, são apenas alguns dos citados que são de extrema importância na carreira de um profissional ou de uma empresa.
Se você já é um profissional renomado e com grande experiência nesta área, talvez este não seja o livro ideal para você. O livro Administração de Marketing tem uma abrangência sobre o tema bem maior e com conceitos bem mais completos.
Agora se você está começando na área de Marketing, iniciando seus estudos e quer entender a base, este é o livro ideal para você.
Ao todo são 80 conceitos que todo profissional e empresário deve saber para alavancar seus negócios.
Alguns exemplos do livro Marketing de A a Z
São citados vários exemplos de empresas norte-americanas na obra. Os autores citam diversas situações com empresas no universo do marketing e lista algumas das principais funções do profissional encarregado pela área de marketing:
1 – Detectar e avaliar novas oportunidades;
2 – Mapear as percepções, preferências e exigências dos clientes;
3 – Transmitir os desejos e expectativas dos clientes aos projetistas de produtos/serviços;
4 – Garantir excelência no atendimento durante e pós venda;
5 – Certificar-se de que o cliente recebeu orientações quando ao uso do produto/serviço;
6 – Manter contato com os clientes para assegurar sua satisfação;
7 – Coletar ideias dos clientes para melhorar os produtos e serviços.
Outro conceito que também me chamou muito a atenção é o de “Concorrentes”.
Conforme Kotler explica, “…os clientes simplesmente não veem as diferenças. A escolha de uma empresa ou outra é apenas uma questão de cara ou coroa. Portanto, o importante é diferenciar, diferenciar, diferenciar.”
A grande sacada para vencer seu concorrente, é atacar primeiro. Atacar na forma de se antecipar aos concorrentes e se necessário tornar sua própria linha de produtos obsoleta.
É um livro incrível e que possui conteúdo sobre marketing bem completo e direto. São conceitos básicos que se você está entrando no mundo de Marketing é de extrema importância ter este livro na prateleira.
Abaixo está o review do Livro Marketing de A a Z | Philip Kotler e Milton Kotler.